sábado, 18 de outubro de 2008

Falando um pouco de amizade


Estranho reler o que escrevi ontem. O futuro é mesmo um presente novo a cada fração de segundos. E sem demagogias, como isso é maravilhoso!
O fato é que pessoas fazem toda a diferença na nossa vida. Pessoas reais. Com diferenças, particularidades, segredos, histórias de vida, caminhos, metas, destinos. Não especificamente "pessoas" quaisquer, mas àquelas que podemos com segurança dizer "amigos". Um palavra gostosa de pronunciar, "amigos". Por toda a terra, por todos os cantos que haja gente. Gente boa, má, louca, esquisita, estranha, religiosa, hipócrita, carente, seja lá como for, todos buscam pelo menos um amigo. Tenho poucos amigos, mas aos poucos, alguns desses se revelam os melhores do mundo. Eu creio na amizade sincera, fiel, intensa.
Não é fácil ser amigo. É necessário doação. Carinho, às vezes, no meio do dia. Um afago através de recadinhos. Preocupação. Sinceridade. Cuidado. Cultivo. Bondade. Amor. Muito amor.
Ontem revi um antigo amigo. Vivi uma porção de saudades que concentrei na presença única e especial dele. A cada toque, a cada movimento do seu sorriso, a cada carinho, um sentimento grandioso invadia novamente o meu ser. Afirmando o tempo todo que o mesmo tempo que separou, trouxe à tona, como um vulcão, a força de um abraço que nos uniu novamente, selando uma amizade que permanecerá para sempre.
Ele, querido Dumbo, como carinhosamente é merecido chamá-lo, em homenagem ao personagem clássico da Disney. O elefante que com o ratinho compartilha de uma amizade sincera e que, juntos são a pura atração do circo onde vivem. Acho que somente agora entendo que esse apelido do meu amigo é na verdade uma metáfora para todo esse ser humano fantástico que, como no filme, tem o poder de voar, e de ser a estrela da noite sem ser soberbo ou arrogante.
A noite passou num piscar de olhos, como acontece com tudo que é bom. O tempo também tem essa faceta difícil de driblar. Mas como foi bom reencontrá-lo, partilhar da sua companhia, poder ouvir: "Amiga, basta querer e a gente não vai nunca se perder um do outro". Como foi bom receber seu abraço, trocar calor humano, renovar as energias.
Há tempos não chegava de manhã em casa. Dormi apenas uma hora e fui trabalhar na Feira de Ciências da escola. Nunca imaginei que o mal estar do meu estômago me traria o gosto da alegria de viver.
A manhãzinha chegou com chuva fresca e saborosa.
Olhei para o céu e apenas agradeci.
Em minha face um sorriso que não cabia em todo meu semblante.

Obrigada Deus por todos os meus amigos.