sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Manifesto Nacional de Professores



Acabo de ler no site, www.esquerda.net, que no dia 8 de novembro haverá uma grande iniciativa nacional de Professores, para derrotarem a política educativa do Governo.
No Brasil? Claro, que não né?! A manifestação será em Lisboa, contando com a presença de todos os professores e envolvidos na educação portuguesa.
O Manifesto tem como meta que "é urgente relançar a escola pública pela igualdade e pela democracia, contra a privatização e a degradação mercantil do ensino, contra os processos de exclusão e discriminação. Uma escola exigente na valorização do conhecimento, e promotora da autonomia pessoal contra a qualificação profissionalizante subordinada. (...) ".
O pasmo, "claro que não", ao me referir do movimento não ser no Brasil é por que, por aqui, vai tudo muito bem! Os professores estão satisfeitos com a política educacional do país, estão de acordo com as avaliações que colocam em "prova" suas capacidades de ensinar. Recebem um salário justo. Estão de acordo com a aprovação automática, (ops!), digo, com a progressão continuada. Realmente presenciam a inclusão nas salas de aula. Estão seguros, e quase nem apanham dos alunos. E ao final do ano, gozam de férias felizes por verem o desempenho dos alunos em avaliações "cretinas", como a "provinha Brasil".

Alguma ironia de minha parte?
Imagina! Não há nenhum movimento de professores no Brasil, logo, está tudo bem, não é mesmo?


(Ah, se eu aguento!!!!)